top of page

Corrosão Intergranular

Corrosão  > Formas de Corrosão > Corrosão Intergranular

A corrosão intergranular acontece quando existe um caminho preferencial para a corrosão na região dos contornos de grão. Neste caso, os grãos se separam a medida que a corrosão se propaga. 

O principal fator responsável pela diferença na resistência a corrosão da matriz (material no meio do grão) e do material vizinho ao contorno é a diferença na composição química nestes local. 

Deste modo, verifica-se a existência de uma corrente de corrosão devido a diferença de potencial ocasionada pelas características diferentes dos materiais. 

corrosao-intergranular.JPG

No caso da corrosão intergranular dos aços inoxidáveis, a diferença na composição química se deve à formação de uma zona empobrecida em cromo nas vizinhanças dos contornos de grão, em conseqüência da precipitação de carbonetos de cromo. 

Em outros casos, átomos de solutos podem ser segregados no contorno de grão, aumentando a sua reatividade. Em outros casos ainda, os próprios átomos do contorno podem ter maior tendência à passar para solução. 

A corrosão intergranular não requer a presença simultânea de meio corrosivo e esforços de tração como é o caso da corrosão-sob-tensão.

bottom of page