Conteúdo e Engenharia
Corrosão sob Tensão
Corrosão > Formas de Corrosão > Corrosão sob Tensão
A corrosão sob tensão (CST) é um fenômeno de deterioração de materiais causado pela ação conjunta de tensões mecânicas (residuais ou aplicadas) e um meio corrosivo.
Este mecanismo é caracterizado pela formação de trincas que propagam lentamente em níveis de tensões abaixo do limite de escoamento do material.
Durante a sua ocorrência, praticamente não se observa perda de massa do material, como é comum em outros tipos de corrosão.

Corrosão Sob Tensão em aço inoxidável austenítico 316L na presença de cloretos

A corrosão sob tensão é um termo genérico que engloba varios mecanismos de trincamento. A distinção de um mecanismo ou outro é difícil e exige experiência e análises detalhadas.
Mecanismos específicos onde existe uma clara influência do hidrogênio acabam sendo denominados de corrosão sob tensão. Outros mecanismos acabam por receber nomenclaturas específicas como no caso de “season cracking” (trincamento de ligas de bronze em meios contendo amônia).
Exemplo de trinca por SCC em estojo balistico
O aspecto do trincamento pode ser intergranular ou transgranular sendo que a ocorrência deste fenômeno depende dos seguintes parâmetros:
- Tensão (quanto maior a tensão, menor o tempo. Dessa maneira é aconselhável evitar concentrações de tensões),
- Meio corrosivo,
- Microestrutura e composição química do material
Demonstração da corrosão sob tensão em uma amostra de aço AISI 4340
O mecanismo de SCC pode geralmente ser dividido de forma simples em dois tipos: dissolução anódica na ponta da trinca e fragilização por hidrogênio na ponta da trinca, conforme mostrado na figura abaixo. Geralmente, nos casos em que os mecanismos de trinca são de dissolução anódica, a suscetibilidade à SCC aumenta com o aumento do potencial do eletrodo. Nos casos em que os mecanismos de trinca são de trinca induzida por hidrogênio, a suscetibilidade à SCC geralmente diminui com o aumento do potencial do eletrodo.
SCC por dissolução anódica

SCC por fragilização pelo hidrogênio

A tabela abaixo mostra exemplos de combinação de materiais e meios onde é possível a ocorrência de corrosão sob tensão:
