Conteúdo e Engenharia
Galvânica
Corrosão > Proteção Catódica > Galvânica
Neste processo um anodo galvânico, ou seja uma peça de metal mais ativo é ligada a estrutura que se deseja proteger..
O fluxo externo de corrente elétrica origina-se da ddp gerada pela ligação do metal que se deseja proteger com outro menos nobre, que funcionará como anodo para garantir a proteção do primeiro.

Por tal motivo, o material usado para proteção é chamado “anodo de sacrifício” devendo apresentar potencial mais negativo que o material que se deseja proteger.
O sistema de proteção catódica galvânica é aquele que utiliza uma forca eletromotriz, de natureza galvânica, para imprimir a corrente necessária a proteção da estrutura.
Esta força eletromotriz resulta da diferença entre o potencial natural do anodos e o potencial natural da estrutura que se deseja proteger. Esta diferença de potencial é relativamente pequena, oque traduz uma limitação no seu emprego, aplicando-se somente a meios de resistividade elétrica de no máximo de 6000 ohm.cm.
É muito utilizado em instalações de marítimas, já que a baixa resistividade da agua possibilita uma baixa resistividade do circuito de proteção.


Conclui-se que o anodo galvânico representa uma certa quantidade de energia acumulada, a qual será liberada lentamente, gerando uma corrente elétrica que exercera uma ação protetora sobe a superfície da estrutura (catodo).
A circulação desta corrente no sistema da origem a um processo de polarização, fazendo com que os potencial de ambos os componentes (anodo e catodo) se desloquem em sentidos convergentes assim o anodo sofrera uma polarização anodica, e a estrutura (catodo) sofrera uma acentuada polarização catódica de modo a atingir o potencial de imunidade ou estabilidade termodinâmica do metal ou liga no meio.
Para calcular a massa de ânodos em um sistema de proteção catódica galvânica, é necessário levar em consideração alguns fatores, como a taxa de corrosão esperada, a eficiência do ânodo e a vida útil desejada do sistema.
A aplicação abaixo mostra uma metodologia de calculo simplificada que que fornece um valor aproximado da massa de anodo requerida